Após a definição +- consistente - e cuja primeira demonstração está patente no índice apresentado no post anterior - dos temas a explorar na dissertação (a utilização dos media sociais pelos jornalistas da imprensa escrita portuguesa, enqudrada em torno do conjunto oportunidades e desafios que este novo mundo representa para a profissão), os últimos dias têm sido passados a tentar recuperar o tempo perdido ao nível dasleituras.
Uma vez que o primeiro capítulo da minha fundamentação teórica passará pelo aprofundamento do conceito de "media sociais", tenho vindo a compilar - para sintetizar - vários contributos que me permitam chegar a alguns princípios definidores desse mesmo conceito. paralelamente, e para ter uma "larger picture", tenho estado a percorrer várias obras que exploram, de forma bastante atractiva , os novos paradigmas associados a estas realidades, com especial enfoque nas alterações que elas consubstanciam dos pontos de vista tecnológico, social e comunicacional.
Destas obras/autores, destacaria:
- (2004) "We the media - Grassroots Journalism by the people, for the people", de Dan Gillmor
LINK (blog) Trata-se de um livro considerado pioneiro na reflexao sobre o impacto dos novos media (sobretudo, dos blogues) na socidade contemporânea e, mais especificamente, no mundo do jornalismo. Para além da constante(interessante) comparação entre os novos media e os "big media", problematiza o papel dos vários intervenientes dentro das novas lógicas que dominam o processo mediático (jornalistas, audiências e newsmakers).
- (2009) "Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business", de Erik Qualman
LINK Destaca-se desde logo por ser uma obra muito recente e por tocar realidades que surgem ainda pouco sistematizadas em estudos do género (nomeadamente as redes sociais) . Apesar de propor uma perspectiva mais economicista sobre o impacto dos media sociais na sociedade contemporânea (de consumidores, produtores e, mais doque nunca, de consumidores produtores), não deixa de abordar a perda de poder dos "velhos media" e, por arrasto, dos jornalistas.
- (2007) Journalism 2.0 - How to Survive and Thrive - A Digital literacy guide for the information age, de Mark Briggs
LINK Funcionando muito numa lógica de "guia prático para jornalistas na web 2.0", trata-se de uma obra interessante porque aborda e problematiza , de forma muito prática, a utilização que é/pode ser dada pelos jornalistas às ferramentas Web 2.0 (Web Social)
- Várias obras de cariz mais "clássico" onde é traçada a evolução dos media até à actualidade, com especial enfoque no impacto das novas tecnologias no modo como nos relacionamos com os media e como vamos gradualmente assumindo novos papéis no processo de geração e difusão de informação. Esta pesquisa explora ainda a problemática das teorias da comunicação que prevalencem nos váriso momentos históricos. Entre as obras identificadas estao, por exemplo,
(2001) "A Galáxia Internet", de Manuel Castells (LINK);
(1964) Understanding Media: The Extensions of Man, de Marshall McLuhan
(2001) Teorias da Comunicação, de Mauro Wolf (LINK)
Entre muiiiiiiiiiitos outros em que espero conseguir pegar nos próximos dias)...
Entretanto, seguem-se dois posts com um vídeo e uma pequena apresentação que permitem aflorar algumas dimensões ligadas ao conceito media sociais e alguns dados que , mesmo que possam não estar totalmente exactos, dão conta do crescimento exponencial que estas ferramentas estão a ter na actualidade.
Habemus dictu...